É BOM O SABER QUE TEMOS AMIGOS QUE GOSTAM DE CONSTRUIR O SABER COLETIVO...

É BOM O SABER QUE TEMOS
AMIGOS QUE GOSTAM DE
CONSTRUIR O SABER COLETIVO...

Gosta
ria de trocar saberes,
com todos vcs!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A CONFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS, O HÍBRIDO TECNOLÓGICO...

A LINGUAGEM

A LINGUAGEM ORAL
Uma as mais antigas formas de se expressar, a linguagem oral, é uma construção particular de cada agrupamento humano. Por meio de signos comuns de voz, que eram compreendidos pelos membros de um mesmo grupo, as pessoas se comunicam e aprendem. A fala possibilitou o estabelecimento de diálogos, a transmissão de informações, avisos e noticias.
Na atualidade, ainda é a linguagem oral a nossa principal forma de comunicação e de troca de informações.

A LINGUAGEM ESCRITA
A criação e o uso da escrita surge a partir da necessidade dos humanos, no momento em que ele deixa de ser nômade e passa a permanecer em determinado espaço.
Os primeiros registros da escrita foram encontrados nas paredes de cavernas, ossos, pedras e pele de animais, mas a necessidade fez com que o homem criasse um tipo especial de papel, esse papel foi inventado pelos egípcios e nomeado de papiro, outro tipo caro e raro de papel, pergaminho, feito de pele de ovelha, era utilizadas por pessoas ricas. O papel, como
Ao contrário das sociedades orais, onde predominavam a repetição a memorização como formas de aquisição de conhecimento, na sociedade escrita há necessidade de compreensão do que está sendo comunicado graficamente.

A LINGUAGEM DIGITAL
A linguagem digital, expressa em múltiplos TICs, impõe mudanças radicais na formas de acesso à informação, à cultura e ao entretenimento. O poder da linguagem digital, baseado no acesso a computadores e todos os seus periféricos, à internet, aos jogos eletrônicos etc., com todas as possibilidades de convergências e sinergia entre as mais variadas aplicações dessas mídias, influencia cada vez mais a construção de conhecimento, valores e atitudes. Cria uma nova cultura e uma nova realidade informacional.

A CONFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS, O HÍBRIDO TECNOLÓGICO
A convergência das tecnologias de informação e de comunicação para a configuração de uma nova tecnologia, a digital. Por meio das tecnologias digitais é possível representar e processar qualquer tipo de informação. Também é possível a comunicação em tempo real, entre pessoas que estejam distantes, em outras cidades, em outros países.
Um único e principal fenômeno que possibilita é a internet, e através dela que pessoas se comunicam para os mais diferentes fins. O avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação produz o aumento constante de presença de mensagem textuais, sonoras e visuais em nossas vidas. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e interação mais freqüente com as fontes, sejam elas pessoas ou banco de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Graça às articulações entre a informática e as telecomunicações, é possível, hoje, o intercambio entre pessoas e maquinas a qualquer tempo, em qualquer lugar.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

TECNOLOGIAS DIGITAIS E A UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

O texto nos leva a reflexão do papel da escola como ambiente formal encarregado de formar sujeitos críticos e opinadores... 

A escola precisa assumir o papel de formar cidadãos para a complexidade do mundo e dos desafios que ele propõe. Preparar os cidadãos para lidarem criticamente com o excesso de informações e com a mudança. As transformações sucessivas dos conhecimentos em todas as áreas; o surgimento de novos perfis profissionais; o tempo curto de existência de novas e promissoras profissões; e a fragilidade em que se encontram conquistas sociais tradicionais - como o trabalho assalariado - requer a formação de novas habilidades para saber conviver em permanente processo de transformação.
A tecnologia tem sido um forte aliado da escola, trazendo o aluno para uma nova sociedade, a Sociedade da Informação. 
Em relação à função de educar para a Sociedade da Informação, de acordo com o "Livro Verde", "trata-se de investir na criação de competências suficientemente amplas que permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços, tomar decisões fundamentadas no conhecimento, operar com fluência os novos meios e ferramentas em seu trabalho, bem como aplicar criativamente as novas mídias, seja em usos simples e rotineiros, seja em aplicações mais sofisticadas. Trata-se também de formar os indivíduos para "aprender a aprender" de modo a serem capazes de lidar positivamente com a contínua e acelerada transformação da base tecnológica".
A começar pelos papéis que elas desempenham na construção de uma sociedade que tenha a inclusão e a justiça social como uma das prioridades principais.tornado-se uma sociedade preocupada em apenas utilizar os recursos tecnologicos sem  se quer perceber as consequencias que pode causar, devem ser utilizadas para integrar a escola e a comunidade, de tal sorte que a educação mobilize a sociedade e a clivagem entre o formal e o informal seja vencida.


os meios de comunicação de massa tem dado sua parcela de contribuição... neste isolamento da escola.


PS; estes texto é muito extenso,  muito agradável, mas omplexo pra quem está procupado e ocupado com 2 projetos, 01 intervenção, 3 questionários pra responder...Desculpe por não ir adiantte.